terça-feira, 10 de agosto de 2010

Refletindo sobre o módulo 3.

Reflita sobre as atividades, habilidades e abordagens estudadas neste módulo. Compartilhe!
1) O que você pode fazer em sua sala de aula para propiciar o uso de habilidades de ordem superior, tais como análise, síntese e avaliação?
2)Que oportunidades existem em sua sala de aula para que os alunos cooperem uns com os outros?

21 comentários:

  1. 1-Elaborar uma dinâmica a fim de dinamizar a interação grupal.
    2-A cooperação ocorre a todo instante, a considerar a necessidade do colega e a oportunidade de partilha.
    NELIA PADUA

    ResponderExcluir
  2. 1-Proporcionar ao aluno oportunidade de estar buscando infomações e partilhando com colegas por meio de trabalho em grupo,dinãmicas e outras atividades que despertem interesse à aprendizagem.
    2-A oportunização à cooperação ocorre a todo instante,de forma diversificada e ilimitada, bastando que haja questionamentoi diálogo focando as necessidades e curiosidades da apreensão de novos conhecimentos.
    SOLANGE SALES.

    ResponderExcluir
  3. Posso dizer que o encontro de hoje foi proveitoso pela dinamização e interação formada,levando ao conhecimento partilhado.
    NELIA PADUA.

    ResponderExcluir
  4. Nélia, a avaliação do encontro é para enviar no e-mail. bjs!

    ResponderExcluir
  5. 1-Criar projetos e trabalhos em grupo para manter a participação e interação dos alunos.

    2-Interagir em grupo,buscando compartilhar conhecimentos através da cooperação.

    ~Maria Helena Siqueira Mendes~

    ResponderExcluir
  6. Realizar atividades em grupo que desenvolvam habilidades de pensamento crítico e criativo, propondo momentos de pesquisa, discursão e/ou experimentação.Assim, eles terão oportunidade de perguntar, observar,planejar, buscar respostas junto ao seu grupo de colegas e professor, interagindo e desenvolvendo a cooperação mútua.

    ResponderExcluir
  7. Questão 1-Utilizando os diversos programas contidos no computador desde que possibilite a criança manusear os instrumentos.

    Questão 2- Google, jogos,Video e Audio conferência, blogger, editor de texto Essas ferramentas colaboram para trabalhar contéudos, desde que bem conhecidas. Isabel

    ResponderExcluir
  8. Módulo 3/Questão 1-Oportunizar os alunos à analisar uma mensagem ou um texto, uma tabela ou gráfico e em seguida avaliar o seu próprio trabalho.
    Isabel

    Questão 2- Trabalhos em dupla de preferência, para que o aluno aprenda como desenvolver a aprendizagem coperativa.
    Isabel

    ResponderExcluir
  9. 1- Através de projetos interativos podemos levar nossos alunos a perceberem que a troca de informações é de extrema importância e que eles têm sempre algo a ensinar assim como para aprender.
    2- Na sala de aula podemos realizar trabalhos em grupos como: dramatizações, danças, debates, etc., para estabelecer maior interação entre os alunos.
    Marília

    ResponderExcluir
  10. 1) Posso discutir o tema da aula com os alunos, instigando-os a participar dando opiniões, fazendo questionamentos, confrontando ideias, indicando fontes para pesquisa mais aprofundada, com o objetivo de formar opinião para que, a partir daí, eles possam ser capazes de analisar, sintetizar e avaliar.

    2) A cooperação ocorre, sobretudo, nos momentos de trabalho em grupo, quando cada um pode dar sua contribuição para a construção do conhecimento.

    Osmânia.

    ResponderExcluir
  11. Atividade-3.
    Questão 1
    O aluno precisa de oportunidades que possam compartilhar junto com o grupo,buscando informaçoes que contribuem na aprendizagem.
    Edna Lanes

    ResponderExcluir
  12. 1-As atividades feitas em grupo, contribuem de forma significativa na vida dos alunos, pois aí constroem o conhecimento.
    2- Levar o alunos a troca de informações, instigadas pelo professor.
    Vilma Aparecida de Siqueira

    ResponderExcluir
  13. Realizar atividades em grupo que desenvolvam habilidades de pensamento crítico e criativo, propondo momentos de pesquisa, discursão e/ou experimentação.Assim, eles terão oportunidade de perguntar, observar,planejar, buscar respostas junto ao seu grupo de colegas e professor, interagindo e desenvolvendo a cooperação mútua.
    Viviane Aparecida Campos Gonçalves

    ResponderExcluir
  14. Criar formas para que os alunos pensem e sejam inventivos, criativos e éticos. Muitas vezes reclamamos q nossos alunos não são capazes de pensar, analisar e avaliar .Gostaríamos q eles fossem capazes de resolver satisfatoriamente essas questões.Mas como? Se as questões avaliativas são de simples memorização. Isto é, no dia seguinte da prova ninguém lembra nada. Portanto os tipos de perguntas apresentadas aos alunos podem fazer uma grande diferença em seus níveis de pensamento.

    Quando a cooperação não vem naturalmente para os alunos ,cabe ao professor ser o mediador para a motivação.Devemos discutir formas de trabalhar em equipe,respeitar a vez do outro,ouvir quando outros estão falando. Orientar de forma que todos os membros do grupo participem e sintam-se incluídos e responsáveis pelo próprio aprendizado.
    Abraços
    Jossemira

    ResponderExcluir
  15. Questão nº:01.
    Levar o aluno a participar das aulas, discutindo temas e opinando suas idéias, para que possa despertar interesse nas atividades propostas.

    Questão nº:02.
    Podendo realizar trabalho em grupo para que os alunos possam discutir e compartilhar conhecimentos na realização do mesmo.

    Maria Aparecida.

    ResponderExcluir
  16. Página 42.

    1 – Com propostas de pesquisa na Internet, pedir ao aluno que leve o material para análise em grupos na sala de aula. Ou abrir um site sobre o assunto para avaliar seu conteúdo metodológico sobre o assunto e o extrato visual do site, como imagens, letras/fonte/cor, flash, links e hiperlinks. Ler o conteúdo e fazer uma análise do site, sobre as ferramentas que ele usa para chamar a atenção do navegador ao passar as informações sobre um assunto.
    É importante que aluno aprenda também sobre a informação tecnológica, e não somente, sobre a matéria proposta.

    Após a exibição de um filme ou you tube sobre um assunto específico e pedir que os alunos façam a síntese. Se o filme tiver um material escrito, o professor deve distribuir-lo numa folha escrita e orientar que na síntese o aluno deve ser fiel ao tema e deve usar o máximo de palavras do autor e não as suas palavras como se faz num resumo onde ele dá a sua opinião sobre o assunto.

    Na avaliação pode se pedir que os alunos preparem as questões, em grupo, a partir do material didático utilizado em sala de aula. O professor orienta durante o trabalho, reelabora e organiza a avaliação que pode ser escrita em formato de texto ou com questões, ou até mesmo oral, por sorteio, conforme o número de questões.

    2 – Oficina de Leitura com interação sobre a leitura de diversos livros, reescritura de narrativas em formato de texto, dinâmicas com aprendizado sociológico quando trabalham em grupo e discutem o modo de agir, pensar e sentir uns dos outros acrescentando sempre o saber uns dos outros sobre a orientação do professor.

    Natalia Dias Boechat

    ResponderExcluir
  17. 1- Proporcionando aos alunos trabalhos em grupos que estimulem a criatividade e a cooperação entre eles, se obtendo assim, objetivos desejados.
    2-Trabalhando em grupos de pesquisas, onde um auxilia o outro, compartilhando cnhecimentos, informações e materiais.
    Com estes trabalhos também conseguimos uma perfeita integração entre os alunos.
    Sylvia

    ResponderExcluir
  18. Os alunos do século XXI estão vivenciando a era da informática. Nada mais justo que os educadores tragam para a sala de aula, os desenvolvimentos que estão se tornanado obsoletos com uma velocidade enorme.
    Juliana.

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito do modelo apresentado no módulo 3:¨Pesquisa de 5 ou 10 descobertas científicas ou invenções tecnológicas dos últimos 100 anos.¨, acho que é uma excelente opção para se desenvolver em sala de aula como modelo que engloba:análise, síntese e avaliação, bastando que seja adaptado aos diferentes níveis das turmas. Na minha prática pedagógica desenvolvo pesquisa e trabalhos em grupo como oportunidades para que os alunos cooperem uns com os outros.Leide de Carvalho Ribeiro Rodrigues. 23/08/2010

    ResponderExcluir
  20. A capacidade de pensar, não é uma coisa que se vê com frequencia sendo desenvolvida por nossos alunos. hoje em dia eles são preguiçosos, neste aspecto, portanto temos que desenvolver técnicas e métodos que os incentivem a pensar. Carly

    ResponderExcluir
  21. Posso discutir o tema da aula com os alunos, instigando-os a participar dando opiniões, fazendo questionamentos, confrontando ideias, indicando fontes para pesquisa mais aprofundada.

    Trabalhando em grupos de pesquisas, onde um auxilia o outro, compartilhando cnhecimentos, informações e materiais.

    Com estes trabalhos também conseguimos uma perfeita integração entre os alunos.

    Maria José

    ResponderExcluir

Sua contribuição é muito Valiosa