terça-feira, 3 de agosto de 2010

Refletindo sobre o módulo 1.

Considere a lista de abordagens centradas no aluno para o século XXI. Quais delas você está mais interessado em utilizar com seus alunos? Como essas abordagens poderiam apoiar a aprendizagem?

26 comentários:

  1. Façam seus comentários embasados nas páginas 15 e 16 da apostila.
    Atenciosamente, Valéria Machado.

    ResponderExcluir
  2. Meninas, muita atenção!
    Valéria.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que os alunos devem aprenderem a colaborar com colegas de trabalho para resolver problemas e tomar decisões, utilizar a internet para se manter informados e principalmente escolherem o que melhor consumir na internet.

    Vilma Aparecida de Siqueira

    ResponderExcluir
  4. Os alunos precisam aprender a usar a internet para se manterem informados.Coviver bem,colaborando com seus colegas.Edna Lanes

    ResponderExcluir
  5. os alunos precisam sber a internet e mnter um bomrelacionmento com os colegas.

    ResponderExcluir
  6. Os alunos escolhem entre varias atividades proposta pelo professor, e com frequencia determinam o grau de desafio com o qual trabalhar.

    Vilma Aparecida de Siqueira

    ResponderExcluir
  7. Os alunos frequentemente trabalhamem colaboraçao com os colegas;buscam informaçoes com especialistas,membros da comunidade e professores.Edna Lanes

    ResponderExcluir
  8. o professor tem um papel importantíssimo na aprendizagem do aluno, pois o mesmo deve se capacitar para que haja maior segurança ao orientar seu aluno no que será trabalhado; também é muito importante valorizar o conhecimento que o seu aluno traz consigo para o ambiente escolar.

    Nininha

    ResponderExcluir
  9. O professor é o mediador- um guia entre o conhecimento e os alunos-,garantindo oportunidades para que os alunos desenvolvam habilidades e construam seu próprio conhecimento.

    Maria Aparecida

    ResponderExcluir
  10. Pág.19-1.Todas as atividades são de suma importância, mas esta é destaque, pois atualmente devido o avanço da tecnologia, as atividades precisam vir de encontro às necessidades do aluno.Os alunos trabalham em atividades que se interessam e se envolvem, promovendo esforço e motivação intrínseca.
    Isabelcançado.
    Quando o aluno faz atividade que é do interesse dele, provavelmente o interesse é maior, principalmente quando sabe como será avaliado.Com certeza o resultado é mais positivo.

    ResponderExcluir
  11. 1-*Ensinar é um processso construtivo.
    *Despertando e desenvolvendo a aprendizagem
    2-*Responsabilidade,partilhade informações e busca de aprendizagem na mídia.
    *Compartilhando interesses.
    Abraços,Solange Sales.

    ResponderExcluir
  12. 1-*Ensinar é um processo construtivo.*Despertando e desenvolvendo a aprendizagem.
    2-*Responsabilidade,partilha de informações e busca de aprendizagem na mídia.*Compartilhando interessses.
    Cordialmente, Nélia Padua.

    ResponderExcluir
  13. 1-Ensinar é um processo construtivo,despertando e desenvolvendo a aprendizagem.
    2-Responsabilidade,partilha de informações e busca de aprendizagem na mídia,compartilhando interesses.
    ~Maria Helena Mendes~

    ResponderExcluir
  14. *O professor é o mediador- um guia entre o conhecimento e os alunos.
    *Ensinar é um processo construtivo.
    *Professores e alunos são responsáveis pela aprendizagem.
    Essas são algumas formas de garantir oportunidades para que os alunos desenvolvam habilidades e construam seu próprio conhecimento.
    Abraços,
    Jossemira

    ResponderExcluir
  15. A educação é um processo em constante construção e transformação. Sendo assim, todas as abordagens trabalhadas no módulo I são importantes para que a aprendizagem aconteça de fato, pois não há mais aquele conhecimento pronto nem aquele professor que sabe tudo. Professor e aluno constroem juntos o conhecimento e a tecnologia pode colaborar muito positivamente nesse processo.

    Osmânia

    ResponderExcluir
  16. 1. “Os alunos sabem de antemão como serão avaliados, são informados dos critérios pelos quais serão avaliados, recebem retorno do professor e dos colegas ao longo de um processo e têm múltiplas oportunidades de monitorar a própria aprendizagem.”

    É importante para o aluno saber quais são os pontos básicos da matéria e que ele saiba que esses pontos serão cobrados na avaliação. Considero que os exercícios sobre os conteúdos e a revisão da matéria contenha os modelos de questões que poderão vir na avaliação, devem ser lidos e compreendidos em sala de aula, o que levará o aluno a ler e interpretar com segurança e alcançar maior êxito. É importante que o aluno saiba ler e interpretar os enunciados.


    Os alunos trabalham em atividades e projetos relacionados a objetivos de longo prazo, voltados à construção de uma compreensão conceitual aprofundadas e ao uso de procedimentos adequados.
    A compreensão conceitual que alcance, não somente a matéria, mas também a participação entre eles promovendo o saber e a disciplina na escola e além de seus muros, uma vez que é na sociedade que ele será inserido após os estudos.
    Este trabalho pode ser realizado a partir de leitura com visão de mundo em todas as matérias.


    2. Todos compartilhamos os mesmos interesses referentes ao módulo I, sem controvérsias, cada grupo expôs seu ponto de vista e complementamos ou reafirmamos o que foi dito anteriormente, incluindo a orientadora do curso que fez uma complementação final.

    Natalia Dias Boechat

    ResponderExcluir
  17. O professor sendo o mediador, ele vai incentivar seu aluno para cultivar a criatividade, a capacidade crítica e formar pensadores.
    Os alunos que tem acesso às novas tecnologias poderão se destacar. Os professores poderiam formar grupos de estudos on-line para estarem também sempre atualizados.
    Marília

    ResponderExcluir
  18. Marília, essa ideia de grupo de estudos on line é ótima!
    Vocês podem trocar informações por e-mail, blogs, etc.
    Valéria - mediadora.

    ResponderExcluir
  19. O conhecimento começa com o conhecimento prévio do aluno. O professor se torna um direcionador da aprendizagem, o aluno é aquele que faz suas descobertas e através do seu prévio conecimento reconhece o mundo ao seu redor.
    O acesso a informação tem que ser ilimitado, afim de o conhecimento seja contínuo. As maneiras de ensinar e aprender são diferentes e sempre devem ser aplicados diferentes métodos.
    Juliana Santos Farias.

    ResponderExcluir
  20. ALFABETIZAÇAO TECNOLÓGICA E DE MÍDIA
    RELACIONAMENTO E COLABORAÇÃO.
    Essas abordagens contribuirão para um bom desenvolvimento da aprendizagem, pois sabemos que a utilizaçao dos recursos tecnológicos despertam o interesse dos nossos alunos.
    Postado por Viviane Aparecida Campos Gonçalves.

    ResponderExcluir
  21. -Ensinar é um processo construtivo;
    -Professores e alunos são responsáveis pela aprendizagem.
    Acho que essas duas abortagens ajudam na aprendizagem dos alunos de modo simples e direto, pois se não houver envolvimento entre professor e aluno, não se conseguirá formar conceitos significativos. Sylvia

    ResponderExcluir
  22. Responsabilidade e adaptabilidade
    Alfabetização tecnológica e de mídia
    Identificação de problemas, formulação e solução
    São habilidades necessárias de serem desenvolvidas no homem moderno pois as mesmas são imprescindíveis para que o cidadão atual possa desempenhar um papel relevante na vida atual com sucesso, coerência , precisão e ciente de seu papel na cidadania.
    Leide de C R. Rodrigues

    ResponderExcluir
  23. Não desmerecendo os demais itens mencionados , pois todos tem grande relevância, mas destaquei esses tópicos que considero merecem uma atenção especial pois, visto que sem responsabilidade e adaptabilidade torna-se impossível viver no contexto atual, a alfabetização tecnolóogica e de mídia faz parte do nosso cotidiano sem o qual seria impossível fazer a identificação de problemas, , formulação e solução no mundo moderno, pois são ferramentas essenciais.
    Leide de Carvalho Ribeiro Rodrigues l6-08-2OlO

    ResponderExcluir
  24. Os alunos tem acesso a uma tecnologia impensável há alguns anos atrás. devemos usar essa tecnologia como um aliado nas nossas salas de aula, senão ela pode se tornar um inimigo que fará com nossos alunos nos pensem como obsoletos e antigos. Carly

    ResponderExcluir
  25. Pág. 19 - Habilidades de relacionamento e de colaboração, seria a minha escolha.As atividades deverão ser organizadas para serem feitas em grupo, o que vai determinar o bom relacionamento dos alunos e promovendo empatia, respeitando as perspectivas diferente s. Eunice

    ResponderExcluir
  26. Ensinar é um processso construtivo,
    despertando e desenvolvendo a aprendizagem.

    O acesso a informação tem que ser ilimitado, afim de o conhecimento seja contínuo. As maneiras de ensinar e aprender são diferentes e sempre devem ser aplicados diferentes métodos.

    Maria José

    ResponderExcluir

Sua contribuição é muito Valiosa