quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Refetindo sobre o módulo 4.

Na página 56 de sua apostila, há 3 questões sobre este módulo. Partilhe suas reflexões aqui.

19 comentários:

  1. 1-Realizei diversas atividades que me ajudarão bastante nas aulas, entre las comandos que eu não conecia no editor de texto em como utilisar o desenvolvedor acrescentando quadrinhos, entre outras coisas...
    2-Como editar um texto de forma a modificar a aparência do texto; formulários; proteger formulários, entre outros.
    3-Como incorporar o "ajudar meu aluno a pensar" ao planejamento das atividades elaboradas para meus alunos?

    Vilma Aparecida de Siqueira

    ResponderExcluir
  2. 1- Elaborando atividades de forma que os meus alunos participam do ciclo planejar, fazer, revisar e compartlilhar automaticamente ao realizar as mesmas.
    2- As atividades que mais me interessam são o Boletim informativo e Cronograma de atividades. Ambas me ajudariam na organização e planejamento de minhas aulas, sendo que, o Boletim informativo será mais interessante para meus alunos e família, pois terão a oportunidade de se informar sobre o que estão realizando na escola.
    3- Um computador com internet rápida e um pen drive para facilitar o acesso e a realizaçao das atividades.
    Postado por Viviane Aparecida Campos Gonçalves.

    ResponderExcluir
  3. 1-Produzir texto,ressaltando aspectos positivos,dentro de todo um processo de aprendizagem.
    2-Formulário de avaliação. Nessa atividade o professor edita o texto,muda a aparência do mesmo,avaliando seu aluno com exercícios diversificados.
    3- Como motivar meu aluno e criar nele o interesse naquela aprendizagem.
    ~Maria Helena Siqueira Mendes~

    ResponderExcluir
  4. Avaliação da aula do dia 11.08
    Foi boa, pois realizamos pesquisas podendo obter informações diversas.
    Nélia Pádua

    ResponderExcluir
  5. 1-Produzir atividades de forma eficaz, para maior aproveitamento.
    2-Como editar um texto de forma a modificar a aparência.
    3-Internet, usando pen drive facilitando o aprendizado.
    Nélia Padua

    ResponderExcluir
  6. Atividade 4.
    Edna Lanes
    1-Poderei realizar diversas atividades que me ajudarao no plnejamento de minhas aulas.
    2-Editar um texto,podendofazer modificaçoes,formulario de avaliaçao,protege-los.
    3-Um computador com internet;seria muito interessante pois,motivaria meu aluno a ter mais interesse pelas aulas que ajudaria muito em sua aprendizagem.

    ResponderExcluir
  7. 1-Me auxilia na forma de um auto-conhecimento, mostrando falhas e acertos em minhas aulas.Poderia incorporar essa abordagem utilizando trabalhos em grupos.
    2- Diagrama, pois conheceria melhor as ferramentas para utilizá-lo.
    3-Todos que possam me ajudar a realizá-lo. Sylvia

    ResponderExcluir
  8. Questão nº o1:
    Elaborando atividades com o objetivo de desenvolver as habilidades e participação dos alunos, permitindo assim que ele participe de todo processo de aprendizagem.

    Questão nº02:
    Gostaria de aprender sobre o Boletim Informativo e o Diagrama, pois poderão facilitar a organização de minhas aulas.

    Questão nº03:
    Oportunidades para que os alunos tenham acesso as novas tecnologias, pois a mesma poderá facilitar sua aprendizagem.

    Maria Aparecida.

    ResponderExcluir
  9. 1- Tudo que for proposto a fazer deve ter uma conclusão.Se acompanharmos as etapas do ciclo, evita que nos percamos no meio do caminho. Assim o rendimento pode ser surpreendente.
    2- Boletim informativo e Cronograma de atividades, as duas opções são muito importantes porque por exemplo, se houver a falta de um profissional com o cronograma de atividades a direção da escola pode designar um profissional que possa substituí-lo dentro daquilo que foi programado pelo professor e o boletim informativo, que ajudará aos alunos que por algum motivo faltarem aula a realizar tudo o que o professor aplicou naquela aula.
    3- Com certeza quando a gente tem em mãos recursos tecnológicos como computadores, internet, pen drive e outros facilitam bastante.
    Marília

    ResponderExcluir
  10. Elaborar uma atividade que requeira desenvolver habilidades para pensar e cooperar de maneira significativa com os outros. De forma que o aluno planeja, faça,revise e compartilhe.

    Todas as atividades são muito interessantes. Por estar trabalhando com ARTES, escolheria “Certificado”.Onde os alunos poderiam estar confeccionando também diversos tipos de cartões e inserindo vários conteúdos como cores,linhas,formas geométricas etc. e várias ferramentas como marca d’ água, clip-art , e outras.

    Os recursos seriam computador, internet e uma impressora para que os alunos vejam em mãos o resultado do seu trabalho.
    Abraços
    Jossemira

    ResponderExcluir
  11. Página 56-Módulo IV-
    Questão 1-Sem planejamento, acredito que não há possibilidade de desempenhar qualquer atividade.Acompanhando as etapas, podemos nos surpreender com os resultados do que propomos fazer.Então é importante: planejar, fazer, revisar e compartilhar, assim se verá o resultado.
    Questão 2- Acredito que qualquer dos recursos são interessante, pois todos possibilita ser usado até se for necessário substituir o professor. Cada um tem a sua utilidade.
    Questão 3-Primeiro o computador e depois os demais instrumentos para serem utilizados para facilitar a aprendizagem do aluno.Seria bastante interessante. Isabel

    ResponderExcluir
  12. 1. Toda atividade planejada, feita, revista e compartilhada traz como resultado uma aprendizagem significativa. Portanto, o pensamento crítico passa, obrigatoriamente, por todas essas etapas. O ciclo de planejar, fazer, revisar e compartilhar pode ser incorporado, aos poucos, às atividades desenvolvidas pelos alunos, conforme forem adquirindo habilidades de trabalhar colaborativamente.

    2. O cronograma de atividades é uma ferramenta fundamental para melhorar meu desempenho como professora, pois é uma forma didática de distribuir o conteúdo a ser trabalhado de acordo com o tempo disponível.

    3. Em algumas aulas, seria interessante ter computador, datashow para dar uma aula mais atrativa e ilustrada.

    Osmânia.

    ResponderExcluir
  13. A aula do módulo 4 é muito importante pois nos ajuda a montar corretamente um texto. Eu considero muito importante esse tipo de aprendizado, porque um texto bem montado, e acima de tudo bem formatado faz com que o leitor tenha mais interesse em prestar atençaõ ao que o texto propõe.
    Eu posso afirmar, por experiência própria que um texto bem formatado me chama mais atenção do que aquele feito de qualquer maneira.
    Juliana.

    ResponderExcluir
  14. Questão I
    Facilita a harmonia da proposta com os meios de planejar, aplicar e evoluir a interação entre os alunos e a revisão de dificuldades com o professor.Todas as atividades são interessantes, alijam a monotonia de fazer sempre o mesmo modelo. Falso e verdadeiro é um destaque por permitir o acesso à verdade em detrimento do que é falso. É uma oportunidade de concordar ou refutar uma informação e sendo falsa pressupõe que se busque a verdadeira. A questão em que se propõe a resposta subjetiva promove a liberdade de infinitas respostas pessoais. Como por exemplo: Considerando que a poesia canta as coisas belas e as feias, as alegrias e as dores. Cite 5 temas que você considera mais interessante ou importante para fazer uma poesia ou poema.

    Questão II
    Os recurso mais urgente é o computador, mas fica falho se não houver impressora para que o aluno tenha acesso ao seu trabalho de pesquisa, ainda que este tivesse que ser permitido após avaliação do professor para evitar gastos desnecessários.

    Questão III
    Recursos tecnológicos podem promover grande avanços para o professor, todavia é dispendioso para o professor que,de fato, investe nesta inovação.
    O fato é que estamos, um tanto, impossibilitados de investir tecnologicamente como gostaríamos devido a precariedade do que se oferece ao aluno na escola.


    Natalia Dias Boechat

    ResponderExcluir
  15. 1-Planejando, fazendo e revisando aquilo que não foi possível o seu cumprimento e compartilhando com os colegas para que sugestões possam ser aproveitadas de maneira que o planejamento seja mais produtivo.2-Boletim informativo e Diagrama .Seria uma maneira de manter o aluno informado quanto a forma de se apresentar as atividades da semana e apresentando diagramas eles entenderiam e fixariam melhor os conteúdos apresentados.Leide de Carvalho Ribieor Rodrigues.23/08/2010

    ResponderExcluir
  16. Discutir habilidades, explorar o processador de texto, são as palavras chave deste módulo, pois o processador tem vários recursos que incrementam nossas aulas e estão a nossa disposição, apenas a espera que nós o utilizemos com mais frequencia. Carly

    ResponderExcluir
  17. Página 56-Módulo IV-
    Questão 1-È necessário planejar, para desempenhar qualquer atividade.Acompanhando as etapas, nos surpreendemos com os resultados do que propomos fazer.Portanto é importante: planejar, fazer, revisar e compartilhar, assim se verá o resultado.


    Questão 2-Qualquer um dos recursos são interessante, podemos utilizaé-los até se for necessário substituir o professor. Cada um tem a sua utilidade.
    Questão 3-Todos os instrumentos tecnológicos possíveis para serem utilizados para facilitar a aprendizagem do aluno.Seria bastante interessante. Eunice

    ResponderExcluir
  18. Pág. 56- Questão 1- Para que haja um bom resultado nas atividades propostas, é importante que se faça um bom planejamento.Porém as atividades promovem resultados excelentes se bem aplicados.Por isso é importante: planejar, fazer, revisar e compartilhar, assim veremos o resultado.
    Questão 2- Todos os recursos são de grande importância, porque possibilitam ser utilizados em qualquer tempo.
    Questão 3- Primeiro o computador, seguidos dos demais instrumentos, que podem ser utilizados para facilitar a aprendizagem do aluno.

    ResponderExcluir
  19. O trabalho em equipe é muito importante pois,dá oportunidade de trocar idéias,interagir e de se tornar crítico.

    O cronograma de atividades é uma ferramenta fundamental para melhorar meu desempenho, pois é uma forma didática de distribuir o conteúdo a ser trabalhado de acordo com o tempo disponível.

    Primeiro o computador, seguidos dos demais instrumentos, que podem ser utilizados para facilitar a aprendizagem do aluno.

    Maria José

    ResponderExcluir

Sua contribuição é muito Valiosa