quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Refetindo sobre o módulo 2.

Reflita sobre as atividades, habilidades e abordagens estudadas neste módulo. Compartilhe-as aqui, com os colegas.

20 comentários:

  1. Atividade de nº01
    Através do processodor de texto,multimidias(criar apresentações);planilhas.
    Atividades de nº02
    Utilizando e-mail e sites onde os alunos poderão fazer suas pesquisas.

    Maria Aparecida

    ResponderExcluir
  2. Os recursos tecnológios que podemos utilizar são o processador para escrever textos; a multimídia para criar apresentações e as planilhas para resolver problemas matemáticos.
    Devemos utilizar esses recursos para montar nossas aulas onde poderemos explanar melhor os assuntos abordados e tornar as aulas bem atrativas e convidativas para despertar o interesse dos alunos.
    Marília

    ResponderExcluir
  3. Podemos planejar algumas de nossas aulas no computador, utilizando o power point, processador de textos, datashow, com o objetivo de reunir, organizar e compartilhar informações de maneira prática, dinâmica e eficiente.
    Especificamente na Internet, podemos buscar sites apropriados aos assuntos estudados, filtrar as informações mais relevantes para trabalhar com os alunos em sala. Também podemos levá-los ao laboratório de informática para fazerem suas pesquisas, além de registrar atividades e postá-las no blog da escola.

    Osmânia.

    ResponderExcluir
  4. Número I

    Fazer um blog para as turmas por série ou e-mail coletivo com a mesma senha para alunos e professor pode favorecer na interação virtual mais ampla para troca de informações entre alunos e professor, podendo levar os estudantes a deixar de usar outros recursos da internet na para interagir (inclusive no bate papo do e-mail) com os demais colegas, além disso, estariam se preparando para estudos a distância no futuro.



    A Montagem de trabalho pela turma:



    1º passo: Os alunos coletam material da internet através de sites já relacionados pelo professor;

    2º passo: Os alunos trabalham em grupo para selecionar as partes escritas mais importante do material coletado.

    3º passo: Os professor coleta imagens e os alunos enviam imagens por e-mail do professor ou coletivo.

    4º passo: O professor coloca o material escrito em ordem;

    5º passo: O professor e os alunos escolhem as imagens que melhor encaixa com as diversas partes do assunto;

    6º passo: A turma monta com o professor a apostila ou exercícios da matéria ou um Power Point que poderão ser usados para estudo em pequenos projetos que elevariam o potencial de cultura, educação social etc. dos alunos.



    Número II



    Links e hiperlinks relacionados à matéria utilizados como fonte de pesquisa para retirada de novas idéias para diferenciar o ensino da matério e como fonte para trabalho em grupo dos alunos no laboratório de informática.

    E-mail para interação dos alunos

    Power point como suporte de aulas ilustradas, além de dinâmicas e oficinas com textos e imagens.



    Natalia Boechat

    ResponderExcluir
  5. 1-Levar os alunos a interagirem na multimidia.
    2-Pesquisas em sites variados como meio de aquisição de conhecimentos específicos às necessidades.
    NELIA PADUA

    ResponderExcluir
  6. 1-Interação dos alunos com base na mídia.
    2-Sanar necessidades de informações em sites variados,de modo coordenado.

    ResponderExcluir
  7. 1-Interação dos alunos através da mídia.
    2-Sanar necessidades de aprendizagem nos sites variados de forma coordenada.
    Solange Sales.

    ResponderExcluir
  8. Meninas, parabéns peço empenho!
    continuem a se dedicar assim!
    Gostei muito das colocações.
    Valeria.

    ResponderExcluir
  9. Existem diversas formas de se utilizar a tecnologia ( micros),na sala de aula.Entre elas estão o processador de texto,multimídia,planilhas.Através da internet podemos aumentar a eficiência e melhorar nossas práticas como profissional da educação.Esses recursos trazem novas formas de ler, escrever,e, portanto de agir e de pensar, tornando a aprendizagem mais significativa, pois, os alunos ficam mais motivados.Isso gera envolvimento afetivo e interesse, aspectos essenciais ao bom aprendizado.
    Isto não está tão distante de nós professores do Rotary, pois, temos um laboratório de informática completo, com orientadores tecnológicos nos três turnos, um técnico excelente e um blog para postar os nossos trabalhos ,que foi criado pela OT Valéria , que por sinal ficou um show.
    Beijos
    Jossemira

    ResponderExcluir
  10. Hoje em dia a tecnologia está presente em todas as situações do nosso cotidiano. A tecnologia não é um recurso passageiro, ela veio para ficar e, nós como mediadores do conhecimento temos o dever de seguir por esse caminho, transformando nossas aulas mais interessantes aos alunos. É muito difícil manter a atenção dos alunos usando os métodos antigos, porque hoje eles tem acesso a quase todos os usos tecnológicos, e com isso, as aulas se tornam ociosas se ministradas de forma antiga.
    Juliana Santos Farias

    ResponderExcluir
  11. Atividade 2. Os recursos que a internet nos oferece e muito grande e atraves desses recursos-processador de texto,multimidia,podemos enriquecer nossas aulas.

    Edna Lanes



    .

    ResponderExcluir
  12. A tecnologia está presente e veio para ficar. Devemos aproveitar todo recurso que pudermos para tornarmos nossas aulas mais prazeirosa e
    produtiva.
    Através da internet podemos acessar sites que nos ajudarão dando suportes ás aulas, como links, sites e blog's.

    Atividade do módulo 2
    Vilma Aparecida de Siqueira

    ResponderExcluir
  13. Através do computador podemos nos aprimorar e melhorar as nossas aulas, aproveitando todos os recursos que a internet nos dá, como sites educacionais, pesquisas e, também compartilhando e trocando informações com os colegas.

    ResponderExcluir
  14. Com ajuda do computador nossas aulas podem ficar muito mais agradáveis e apreciadas pelos alunos, pois através da internet podemos buscar mais informações em vários sites educacionais e também trocar experiências com os colegas. Sylvia

    ResponderExcluir
  15. Colocando assuntos variados para pesquisa na internet e pedindo aos alunos que respondam questões sobre os mesmos, façam comentários, resunos sobre os assuntos pesquisados.Levando os alunos a fazer comparações e discussões sobre os mesmos.Leide de Carvalho Ribeiro Rodrigues 19-08-2010

    ResponderExcluir
  16. A tecnologia está presente em nosso cotidiano e devemos utilizar todos os recursos necessários para tornar nossa aula mais interessante para os nossos alunos.Através do computador e da internet podemos interagir com nossos alunos, auxiliando-os em pesquisas, apresentação de trabalhos, etc.

    Atividade do Módulo 2
    Viviane Aparecida Campos Gonçalves

    ResponderExcluir
  17. A interação com nossos alunos pode se dar através do uso da tecnologia. eles estão completamente envolvidos e dedicados a esse mundo, que nos é ainda muito obscuro, mas assim que nós sairmos dessa obscuridade e entramos no mundo que é tão comum a eles, podemos nos relacionar muito melhor e entende-los melhor ainda. Carly.

    ResponderExcluir
  18. A partir do surgimento da tecnologia,é comum a utilização destes recursos para o processo ensino aprendizagem,que torna as aulas mais interessantes para os nossos alunos.Ao usar a internete com um dos recursos de ensino,podemos interagir com os nossos alunos, auxiliando em diversas fontes que lhes são necessárias.
    Eunice

    ResponderExcluir
  19. A tecnologia está presente em nosso cotidiano e devemos utilizar todos os recursos necessários para tornar nossa aula mais interessante para os nossos alunos.Através do computador e da internet podemos interagir com nossos alunos, auxiliando-os em pesquisas, apresentação de trabalhos, etc.

    Maria José

    ResponderExcluir

Sua contribuição é muito Valiosa